O SEO (search engine optimization), é um conjunto de estratégias que tem como objetivo principal conseguir um bom posicionamento para seu site nos mecanismos de pesquisa. Podemos dividir o SEO em duas fases: a primeira é a alteração dos códigos do site, que deve ser feita por um especialista em programação Web; a segunda, é o que eu costumo chamar de “fator humano”, trata de todas as ações que podem ser feitas dentro e fora do site mesmo por profissionais que não tem nenhum conhecimento de programação.

 O SEO é atualmente uma das ferramentas mais relevantes no mercado do marketing digital, pois estar nas primeiras posições dos resultados de busca nos mecanismos de pesquisas, como o Google, Yahoo e Bing, é essencial para qualquer site.

 O que poucas pessoas sabem é que não é necessário ser um especialista para aplicar as estratégias de SEO. Em meus cursos de marketing digital costumo apresentar algumas técnicas que chegam a dar resultados de um dia para o outro, e é muito gratificante quando alunos que nunca fizeram este tipo de trabalho me procuram no outro dia para agradecer e mostrar o que fizeram.

 Profissionais de comunicação empresarial, relações públicas e assessoria de imprensa na verdade são parte extremamente importante no processo de otimização de sites, pois a produção de conteúdo e o relacionamento com outras mídias, principalmente outros sites, portais e blogs, é provavelmente a parte mais relevante do SEO.

 Entre as centenas de sites que já analisei, comecei identificar algumas características interessantes, por exemplo, nem sempre o site que está em primeiro lugar em um resultado de pesquisa tem seus códigos adequados dentro das regras de programação de SEO, mas sem dúvida, se e ele está em primeiro lugar, tem conteúdo adequado e um bom trabalho de link building (que pode ser conseguido através de assessoria de imprensa e relações públicas).

 O interesse das organizações pela internet aumentou consideravelmente nos últimos anos motivado por vários fatores, e esta busca por “um lugar na web” tornou os mercados de marketing digital, gestão de mídias sociais e de SEO – Search Engine Optimization, uma excelente opção para jornalistas, profissionais de comunicação empresarial, relações públicas e assessoria de imprensa, por este motivo, dominar as ferramentas disponíveis na web pode se tornar em um grande diferencial para estes profissionais.

Compartilhe:

Comentarios

Comentarios