banner

Por Olimpio Araujo Junior | Founder - GestordeMarketing

Muitos alunos do curso de Marketing Digital me questionam se é possível garantir o primeiro lugar nos resultados da pesquisas do Google. Tenho visto também muitas agências e profissionais que oferecem serviços de SEO e de Marketing Digital que afirmam categoricamente que podem colocar os sites dos seus clientes nas primeiras posições deste e de outros mecanismos de pesquisa.

abstrakt, analyse, analysieren, backlinks, figur, gezeichnet, homepage, html, icon, index, inhalt, internet, keyword, konzept, konzeptionell, lšsung, marketing, mŠnnchen, onlinemarketing, optimierung, programmierung, professionell, qualitŠt, rang, ranking, recherche, schlŸsselwort, searchengine, seo, stichmŠnnchen, stichwort, strategie, suchbegriffe, suche, suchen suchergebnis, suchmaschine, suchmaschinenoptimierung, symbol, tagcloud, traffic, webdesign, webgestaltung, webmaster, webpage, webseite, website, Webanwendung, werkzeuge ,zeichnung, Query Deserve Freshness, Ranking-Algorithmus

Como tudo em marketing, a resposta é “depende”. Em primeiro lugar, é possível sim conseguir colocar qualquer site na primeira, ou entre as primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, inclusive do Google. A questão aqui não é “se” é possível, mas sim “quando”, “como”, “por quanto tempo”, e “quanto custará” fazer isso.

É neste ponto que a afirmação destes profissionais acaba virando motivo de polêmica. Quando se garante para alguém o primeiro lugar nos resultados dos mecanismos de busca, espera-se que isso possa ser feito para qualquer site, de uma forma rápida e permanente, o que não é possível.

SEO é composto por centenas de variáveis, e apenas a combinação de uma boa parcela delas fará com que você atinja os resultados desejados, e isso não se faz apenas alterando os códigos do site, ou incluindo palavras-chave no conteúdo. Você precisa criar relevância para seu site, e isso leva tempo e pode custar muito dinheiro, caso você dependa de profissionais especializados para fazer por você.

A competição pela atenção do internauta está cada vez mais canibalística. Para que alguém fique em primeiro lugar, alguém precisa precisa ficar em segundo, e assim sucessivamente. Por este motivo, o trabalho de SEO precisa ser diário, constante, ininterrupto. Qualquer detalhe pode fazer a diferença, e nessa guerra, não é difícil ver Davi derrotando Golias. Muitas vezes pequenos sites ou blogs conseguem melhor posicionamento que grandes empresas e grandes portais.

O mais importante de tudo isso, é que desenvolver estratégias de SEO não é um trabalho exclusivamente para especialistas. A maior parte das plataformas de Blogs, Sites e e-Commerce já são otimizadas em sua programação, desta forma, conhecendo os princípios básico de SEO, qualquer pessoa pode aplicar e atingir os resultados que espera.

     

Compartilhe:

Comentarios

Comentarios