banner

Por Olimpio Araujo Junior | Founder - GestordeMarketing

Algumas pessoas me consideram com alguém que atingiu o sucesso.. outras talvez não, tudo depende dos parâmetros usados. Não sou um milionário, e isso é mais por opção do que por capacidade.

Optei por manter minha empresa pequena, por não ter funcionários e por "não dar o passo maior que a perna", como dizia meu avô. Optei por qualidade de vida e não pela ascensão social. Mas mesmo assim, hoje tenho um padrão de vida que provavelmente menos de 1% da população do Brasil tem (o que não é muito na verdade, levando em consideração a situação de nosso país e de nossa população).

Mas minha história começa muito antes disso. Eu morava em uma casa antiga de madeira, e as vezes tinha medo que caísse em cima de mim. Minha mãe era professora em uma escola municipal em um bairro pobre, ia trabalhar a pé por quilometros todos os dias para sustentar eu e minha irmã. Estudei a vida toda em escolas públicas, me formei na faculdade pública, comecei a trabalhar com 11 anos de idade e nunca mais parei (hoje tenho 40... se eu fosse político já teria me aposentado umas 5 vezes...). Hoje tenho carros importados na garagem, viajo com freqüência para o exterior (e também por todo o Brasil), moro em uma casa muito confortável. Minhas filhas (adotivas), estudam em uma das melhores escolas internacionais da cidade, e além de muito amor e atenção dos pais, tem tudo de material que crianças da sua idade sonham em ter.

Tenho um dos maiores luxos que uma pessoa pode ter nos dias de hoje: Tempo para ficar com minhas filhas, para educa-las, para acompanhar seu crescimento.

Estes e outros motivos citados acima fazem com que muitas pessoas me questionem sobre minha "fórmula para o sucesso". O engraçado disso, é que nunca segui uma fórmula, sempre segui meu coração. Apenas isso.

Estudei muito sim. Fiz vários MBA's (Master in Business Administration), diversos cursos, viajei, li sobre tudo o que tive oportunidade, mas não atribuo o meu suposto sucesso a isto, e muito menos a alguma fórmula mágica, até por que comecei minhas primeiras conquistas ainda antes de começar a faculdade.

Acompanho pela internet muitos "Gurus" falando sobre "mindset avançado", sobre fórmulas para o sucesso, sobre as mais diferentes teorias para ganhar dinheiro fácil ou para alcançar seus objetivos, mas analisando de forma mais aprofundada, vejo que nem eles acreditam no que falam, não aplicam o que ensinam, e não tem o sucesso que arrotam ter. São apenas desculpas para culpar você por não atingir seus objetivos usando as fórmulas que eles vendem, ou mais um argumento para vender uma nova fórmula para você.

Voltando ao assunto, em primeiro lugar, quero deixar claro o que significa sucesso profissional para mim (e essa é apenas a minha opinião): Fazer o que eu gosto e ainda ser pago por isso.

Em segundo lugar quero dizer o que é o sucesso pessoal para mim: Ser quem eu sou sem precisar dar satisfações disso para ninguém.

MAS POR QUE NÃO ACREDITO EM FÓRMULAS E METODOLOGIAS:

Agora quero explicar um pouco o por que "Fórmulas" não fazem de você uma pessoa de sucesso.

A universidade de Harvard (e muitas outras escolas tradicionais de negócios também), se dedica há décadas a estudar pessoas que alcançaram um grande sucesso profissional e financeiro, e através destes estudos tentam replicar estes resultados em seus alunos. Já são mais de 323 mil alunos diplomados apenas por esta instituição, e mesmo assim, só conhecemos um Bill Gates, um Steve Jobs, e um Mark Zuckerberg.

Se criar uma fórmula de sucesso fosse fácil, bastava estudar a vida de João Paulo Lemann (o homem mais rico do Brasil), e replicar o que ele fez tendo a certeza de alcançar os mesmos resultados. Ou ler todos os livros e artigos de Warren Buffett e se tornar o novo bilionário da Bolsa (Você e todos os milhares de outras pessoas que leram os mesmos livros seriam bilionários!), e sabemos que isso não acontece.

Muitas pessoas tentaram ser o novo Mark Zuckerberg. Até o Google com os geniais Sergey Brin e Larry Page e a melhor equipe de talentos que o dinheiro pode contratar, com todo seu conhecimento em tecnologia, em web, com toda sua estrutura e todo o seu capital, falharam em criar uma rede social que pudesse chegar aos pés do facebook.

MAS ENTÃO, COMO ATINGIR O SUCESSO?

Para começar a responder essa pergunta, volto ao que escrevi mais acima. Sucesso não é ficar bilionário e nem alcançar uma grande posição de poder. Sucesso pode ter interpretações diferentes para as pessoas.

Eu por exemplo, considero meu avô, o Sr. Benvindo Lucchesi, um grande exemplo de sucesso. Ele foi um comerciante italiano que trabalhou a vida inteira e morreu sem muitas posses, mas tenho ele como uma das minhas maiores referências e uma das pessoas de maior sucesso que conheço. Ele conseguiu viver 80 anos sendo respeitado por sua família, por sua comunidade, e até por seus concorrentes. Ajudou a todos que pode, criou sua família de 7 filhos com muito esforço, mas sempre de maneira integra e honesta. Quando faleceu, deixou apenas lembranças boas e saudades. Porém, é lembrado até hoje como um exemplo a ser seguido por familiares e por pessoas que o conheciam.

Tenho entrevistado muitos empreendedores para meu canal no Youtube (www.youtube.com/user/gestordemarketing), tenho convivido com empresários e empreendedores há mais de 20 anos, estudo a vida e os cases de grandes empresários e empreendedores dos mais diversos setores, e a conclusão que cheguei, é que o sucesso é uma soma de perseverança, foco, trabalho duro, dedicação e muito amor pelo que faz.

A maioria dos empreendedores de sucesso que conheci tinham em comum o fato de amarem o que faziam, de lutarem para alcançar seus objetivos a qualquer custo, de trabalharem em prol de um sonho, de uma causa, sempre em busca da perfeição, com o objetivo de fazer algo grande... buscando sim uma recompensa financeira, mas a maioria nunca imaginou onde realmente chegaria. O sucesso financeiro e profissional acabou sendo uma conseqüência de todas as outras variáveis envolvidas.

Sim, minha conclusão é que o sucesso é a soma de muitas variáveis, algumas até podem ser estudadas e replicadas, mas em geral, nunca vão ser repetidas em sua totalidade.

No meu caso por exemplo, eu não esperava atingir os resultados que atingi. Esperava sim ganhar dinheiro e ter uma vida confortável, mas meu foco sempre esteve em fazer o meu melhor, em me superar todos os dias, e principalmente, fazer algo que me dava prazer.

Nunca tive sucesso fazendo coisas que não gostava. Sempre fui péssimo nos esportes, nunca aprendi tocar nenhum instrumento musical, até hoje sou péssimo em matemática. Mas me dê a oportunidade de fazer algo que eu gosto e que sinto prazer, e serei o melhor que puder ser.

Talvez esta seja a verdadeira fórmula do sucesso. Não tenho a resposta para isso e nem tenho a pretenção de convencer ninguém sobre isso, mas dentro de mim, tenho a convicção de que o sucesso está diretamente ligado a felicidade.

E não estou dizendo que só pessoas que alcançam o sucesso são pessoas felizes, mas ao contrário, acredito que só pessoas felizes alcançam o verdadeiro sucesso.

A maior parte das pessoas que conheço que buscam o sucesso e não alcançam, fazem isso com a motivação errada. Não escolhem uma profissão por que é o que desejam fazer, mas sim por que é o que está na moda, ou é o que dá mais status, ou simplesmente por que alguém falou que neste caminho ela ganharia mais dinheiro, e o dinheiro a tornaria uma pessoa de sucesso, admirada pelos seus pares.

CONCLUSÃO FINAL:

A cada dia que passa percebo que as pessoas estão frustradas e depressivas por que acreditam que não alcançaram o sucesso, mas isso acontece por que estão usando os parâmetros errados, por que estão buscando o sucesso no lugar errado e com a motivação errada.

Se eu tivesse que dar um conselho hoje para você, falaria o que falo todos os dias para minhas filhas: Seja feliz. Faça o que você gosta e o que te dá prazer. Seja o melhor naquilo que você faz, não para competir com os outros, mas para superar a si mesmo todos os dias, pois o prazer de evoluir e fazer novas conquistas não tem comparações.

Espero que este texto possa ajudar mais do que confundir...

Um abraço...

Olimpio Araujo Junior
Founder | www.gestordemarketing.com

Compartilhe:

Comentarios

Comentarios